Trabalho, trabalho... Bah!
Aviso: este jogo pode tornar-se irritante, ofensivo e até viciante. Tudo o que um jogo deve ser para nos abstrair da realidade, não?
KompoZer
Aviso: a primeira reacção de muitos utilizadores pode ser resumida em “What the-?”. Se nunca utilizaram nada parecido a um editor HTML, então, grátis ou não, muito dificilmente irão conseguir utilizar este programa sozinhos (super-génios da informática não foram contabilizados nesta estatística). Felizmente, é para isso que existe a internet: vão procurar uns tutoriais, e poderão entender todas as funções muito mais facilmente.
É possível alterar algumas posições, mas sem entender todas as funções, não será certamente boa ideia alterar tudo. A configuração inicial existe por alguma razão! Mas após compreender melhor o programa é possível alterar a disposição de certos ícones, embora o software não permita grandes alterações.
Assumindo que conhecem o que cada ícone quer dizer/faz, são muito facilmente identificáveis, visto serem distintos do fundo e serem de tamanho razoável. É possível alterar a linguagem utilizada, mas pode ser necessário instalar extensões, visto não existirem muitas disponíveis de base (cerca de 13).
O KompoZer é, indiscutivelmente, um editor complexo. Faz o que é anunciado, e como o faz depende mais de quem o utiliza do que do programa em si. No entanto, como todos os programas grátis, é facilmente suplantado por versões profissionais.
Gostas do programa? Também o queres ter? http://www.kompozer.net/
Windows Movie Maker
O Windows Movie Maker é um programa de edição de vídeo criado pela Microsoft e actualmente é grátis, se o utilizador possuir qualquer versão compatível de Windows. É um programa de edição de vídeo muito básico, que permite sincronizar música e vídeo, juntar vários clips ou editar clips já existentes, etc.
Muito fácil de utilizar. Todo o texto “técnico” está simplificado, e criar um filme é tão fácil como “arrastar os clips para a linha do tempo, escolher transições e música. Publicar.”. É muito intuitivo e todas as funções são facilmente descobertas e utilizadas.
Apesar de ser possível definir as áreas ocupadas por cada menu, o programa é bastante restrito. Talvez daí derive a sua facilidade de uso: o programa praticamente leva o utilizador pela mão.
Ícones muito visíveis e texto com um tamanho respeitável. Para além disso, os menus são facilmente distinguidos e existe possibilidade de alterar a linguagem utilizada.
É uma maneira fácil e acessível para editar vídeos, e é precisamente por isso que pode falhar. Embora para novos utilizadores apresenta ferramentas mais do que suficientes, os utilizadores mais avançados rapidamente poderão ficar rapidamente frustrados com a falta de opções mais avançadas.
Gostas do programa? Também o queres ter? Bem, se tiveres Windows, então já o deves ter. Se não… tenho a certeza que existem muitos editores de vídeo por aí.
Audacity
Para novos utilizadores, pode ser tão confuso como intuitivo. Após alguma exploração, é fácil importar músicas para o programa e edita-la a um nível básico. Utilizar as funções mais avançadas de mistura, efeitos, etc. é mais difícil, sendo talvez necessário consultar um manual.
A estrutura do programa é fixa, até certo ponto. Para a correcta utilização do programa e evitar que certas funções entrassem em conflito, muitos menus e funções estão “presos”. É limitativo até certo ponto, mas não prejudica a utilização do programa. Por outro lado, outras funções possuem uma maior flexibilidade.
A maioria dos botões são bastante intuitivos e visíveis, embora alguns possa ser confusos. O gráfico onde é mostrado o áudio também contrasta bastante com o fundo, tornando-se bastante visível. É também possível alterar o idioma do programa.
Sendo um software livre, é normal que não apresente tantas funções como editores profissionais, mas acaba por cumprir bastante bem a sua função, permitindo uma boa edição, nomeadamente destinada para utilização amadora.
Gostas do programa? Também o queres ter? http://www.audacity.sourceforge.net/
Paint.NET
O Paint.NET é um programa freeware de manipulação e edição de imagem e fotografias. É um programa gratuito, sendo uma alternativa a software semelhante (Photoshop, por exemplo). Foi desenvolvido para a plataforma .NET Framework, sendo necessário possuir essa plataforma instalada no computador para a sua utilização (para Linux, é necessário recorrer ao projecto Mono). Foi desenvolvido para a Microsoft por Rick Brewster a 6 de Maio de 2004. Actualmente, encontra-se na versão 3.5.2, sendo possível acrescentar funcionalidades através de plugins.
Certas funções são cópias de opções com as quais muita gente é familiar, devido ao programa Paint da Microsoft. Assim, a um nível mais básico, é fácil de começar a utilizar. Porém, as opções mais avançadas requerem um maior conhecimento de terminologia específica, e algumas delas podem ser confusas de utilizar para novos utilizadores.
A possibilidade de mover ou remover janelas de opções permite um certo nível de personalização, mas a impossibilidade de mudar atalhos de teclado pode ser vista como um ponto negativo.
O texto apresentado é bastante visível, e os ícones são bastante visíveis, e contrastantes com o fundo. Existe também a possibilidade de alterar a língua do software.
Como editor de imagens, o Paint.NET trata-se de um programa que fornece ferramentas básicas. É um bom programa para que começa a tratar imagens, mas os utilizadores mais experientes irão beneficiar mais de outros programas, tecnologicamente mais “poderosos”. Mesmo assim, é um bom programa, tendo em conta que é grátis, enquanto que programas mais avançados são pagos.
Gostas do programa? Também o queres ter? http://www.getpaint.net/
Inkscape
Existe um grande número de opções disponíveis, sendo que as mais importantes se encontram destacadas. A maioria está identificada por ícones indutivos (o símbolo do quadrado desenha, obviamente, um quadrado), mas as opções mais avançadas requerem algum conhecimento do sistema e terminologia específica.
Embora permita que as várias barras de opções sejam arrastadas para onde o utilizador entender, não é possível atribuir novos atalhos às várias opções nem criar preferências (opções mais utilizadas).
Os ícones são facilmente distinguíveis, e as opções são facilmente visíveis. É relativamente fácil encontrar uma opção nos vários menus, que não estão demasiado cheios de opções. Assim, é fácil de encontrar as opções pretendidas, tendo em conta que se sabe onde procurar e o que se quer fazer…
O programa publicita fazer imagens vectoriais, e é isso que faz. Apresenta um vasto leque de opções, sendo um bom programa para amadores e iniciados. Para profissionais, provavelmente fica atrás de outros programas pagos.
Gostas do programa? Também o queres ter? http://www.inkscape.org/